Ir para baixo
avatar
M4sterD
Admin
Admin
Mensagens : 42
Data de inscrição : 11/06/2020

[CRO] Curso de Revisão Ortográfica Empty [CRO] Curso de Revisão Ortográfica

Sáb Jun 13, 2020 10:01 pm
CURSO DE REVISÃO ORTOGRÁFICA





Saudações, militar! Sou o(a) professor(a) {NAME}.
Irei aplicar o Curso de Revisão Ortográfica, portanto mantenha-se em silêncio
e atento(a). Caso tenha alguma dúvida durante a explicação, acene.


1. USO DA VÍRGULA

A vírgula é um sinal de pontuação e exerce diversas funções, como a
separação entre dois elementos, pausa na leitura, entre outras.
Devido a sua importância e uso no dia a dia, será explicado as principais regras.

Na separação de elementos, isto é, termos coordenados (enumeração, lista, etc).
Por exemplo: Comprei ovos, legumes e verduras.

Para isolar o vocativo/pronomes, ou seja, ao chamar alguém na frase.
Exemplos: "Ana, não faça isso, por favor."; "Sim, senhora.".

Quando a frase for explicativa, estabelecendo uma pausa.
Por exemplo: Luiza, a moça que traz o pão, não veio hoje.

No início da frase, expressões que indicam circunstâncias variadas como tempo, lugar e modo.
Exemplos: "Às vezes, o clima fica tenso."; "Semana passada, visitei minha avó.";
"De modo geral, a polícia teve boas mudanças.".

Não é recomendável que a pontuação encoste na palavra posterior ou
que seja inserido espaçamento antes do sinal. Observe os exemplos.

Exemplos: "A vida,meu amigo,é cheia de surpresas."; "Maria , estou aqui."; (Incorreto)
Frases corretas: "A vida, meu amigo, é cheia de surpresas."; "Maria, estou aqui.".



2. MAS E MAIS


"Mas" é uma conjunção adversativa, sendo assim, apresenta uma relação de oposição entre duas ideias.
Equivale a "porém", "contudo", "entretanto", "no entanto". Quando a palavra MAS tem essa função
ela deve ser antecedida por uma vírgula.
Por exemplo: Ela sempre se dedicou ao seu trabalho, mas estava exausta naquele dia.

"Mais" é um pronome ou advérbio de intensidade. Possui como antônimo a palavra “menos”.
Relacionado com quantidade, aumento, grandeza, comparação ou superioridade.
Exemplos: "Esse sofá é mais caro que aquele."; "Todos querem mais amor.".


3. PORQUÊS

Apesar de serem parecidos, cada um dos porquês tem significados e colocações diferentes.

POR QUE

"Por que", separado e sem acento, apresenta valor interrogativo no início da frase.
Por exemplo: Por que você está chorando?

Contudo quando a palavra "que" for um pronome relativo, o sentido da expressão é alterado,
podendo ser substituído pelo termo "pelo qual".
Por exemplo: "O lugar por que passei é lindo", ou seja: "O lugar pelo qual passei é lindo".

POR QUÊ

Esta expressão é usada em perguntas, entretanto apenas se tiver no final da frase
ou de forma isolada.
Exemplos: "Você fugiu da aula por quê?"; "Por quê?".

PORQUÊ

"Porquê", junto e com acento, é um substantivo e apresenta o mesmo significado das palavras
"motivo" ou "razão", sendo sempre acompanhado por um artigo, numeral, adjetivo ou pronome.
Exemplos: "Quero saber OS porquês da sua falta", ou seja: "[...] saber os motivos [...]";
"Não sei O porquê disso", isto é: "Não sei a razão disso".

PORQUE

"Porque", junto e sem acento, possui valor explicativo. Dessa forma, pode ser
usado em respostas e substituído pela palavra "pois".
Por exemplo: "Não fui à aula porque estava ocupado", isto é: "Não fui à aula pois estava ocupado".

Alguma dúvida sobre os conteúdos abordados?
[Aguarde que o(a) policial responda. Se ele(a) tiver com dúvidas, retire-as.]

4. TESTE DE CONDUTA

O teste de conduta consiste em avaliar se você aprendeu o que foi ensinado na aula.
Serão realizadas quatro (04) perguntas, sendo o limite de erro uma (01) pergunta. Boa sorte!

* Se houver mais de um policial, mande-os sussurrar com você.
* Professor(a), agora CRO reprova. Por isso, seja rígido e imparcial ao avaliar as respostas. Não é preciso que estejam idênticas ao do teste de conduta.


1) Cite uma regra para que a vírgula seja utilizada e exemplifique.
Proposta: Pessoal. Analise a resposta e veja se é coerente com o conteúdo abordado no tópico "Uso da vírgula".

2) Explique em qual sentido da frase a palavra "mas" pode ser utilizada. Cite um exemplo.
Proposta: "Mas" é uma conjunção adversativa, sendo assim, apresenta uma relação de oposição entre duas ideias. O exemplo é pessoal.

3) Em qual ocasião o "por quê" poderá ser empregado? Cite um exemplo.
Proposta: Esta expressão é usada em perguntas, entretanto apenas se tiver no final da frase ou de forma isolada. O exemplo é pessoal.

4) A frase "Quanto mas ele corria mais cansado ficava." está correta?
Justifique, e se necessário, corrija.
Proposta: Não. "Mais" é um pronome ou advérbio de intensidade. Possui como antônimo a palavra “menos”. "Quanto mais ele corria mais cansado ficava." é o correto.

Aos aprovados:

Meus parabéns! Você foi aprovado no Curso de Revisão Ortográfica (CRO).
Lembre-se que a escrita é um meio de comunicação essencial, por isso sempre
esteja praticando e lendo. Quaisquer dúvidas sobre ortografia, consulte um professor.

Agora, acrescente "[CRO]" no final de sua missão caso deseje.
Lembrando que deve ser de forma separada dos cursos CFC e SEG!
Exemplo: "[CFC/SEG] [CRO]", pois o CRO é um curso opcional.

Aos reprovados:

Infelizmente você foi reprovado(a), mas não desista!
Refaça a aula novamente e aprimore sua ortografia, já que é um aspecto importantíssimo para a polícia CMI.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos